Ensino de Química
Educação inclusiva no ensino de Química: A utilização da metodologia de ensino bilíngue na valorização dos artefatos culturais da comunidade surda View Digital Media
Ponencia temática de un trabajo Alessandra Marcone T Figueiredo
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) completou 20 anos como língua oficial no Brasil, reconhecida pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Essa data marca um avanço importante para a Comunidade Surda (CS), mas ainda há muito a ser feito para garantir a inclusão social plena dessa parcela da população. Um dos fatores que comprometem a qualidade de vida de pessoas surdas é a falta de profissionais capacitados em LIBRAS em diversos setores da sociedade, principalmente da educação. Nesse contexto, é fundamental investir na capacitação de profissionais em LIBRAS, na promoção de um ensino fundamentado nos artefatos culturais da CS, a exemplo, o uso da experiência visual, a metodologia de ensino bilíngue e a presença do Tradutor Intérprete da Língua de Sinais (TILS) no contexto escolar. Por essa razão, a pesquisa em tela objetivou a utilização de uma metodologia de ensino bilíngue por intermédio da criação de materiais didáticos inclusivos e no desenvolvimento de um jogo lúdico acessível sobre a Química Verde e Sustentável (QVS). O trabalho foi desenvolvido por meio da abordagem qualitativa de cunho participante e os resultados obtidos demonstraram a efetivação da implementação de metodologias inclusivas no favorecimento da interação professor-aluno, do trabalho em conjunto com os TILS e da participação ativa de estudantes surdos dentro da sala de aula. Destarte, almeja-se com esse trabalho contribuir para a ampliação da Educação Inclusiva (EI) no ensino regular e na valorização dos artefatos culturais da Comunidade Surda.
Avaliação das Estratégias de Ensino e Aprendizagem do professor na Disciplina de Metodologia de Ensino da Química do Curso de Licenciatura em Química do IFPB-JP View Digital Media
Ponencia temática de un trabajo Gesivaldo Jesus Alve Figueiredo
Compreender a importância do auto aperfeiçoamento no exercício da profissão, como professor do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), do campus João Pessoa (JP), foi objetivo de investigação nessa pesquisa que buscou avaliar as estratégias de ensino e aprendizagem, reconhecendo que é muito prazerosa e que requer um pensamento de estudo contínuo. Para tanto, o docente responsável pela pasta procurou despertar no público alvo, discentes matriculados, a curiosidade e a capacidade de planejar por meio de suas habilidades e competências. A valorização pessoal foi fundamental para avançar nos estudos extracurriculares individuais e/ou em grupo. Assim, na disciplina “Metodologia de Ensino da Química (MEQ)” foram delineadas estratégias de ensino que permitiram os estudantes adquirirem: espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para resoluções de questões individuais e coletivas relacionadas com o ensino da Química. Notadamente, foi necessário acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas contempladas nas formas de ensino, seja a distância, presencial, remota ou híbrida. Foi observado que independente do formato, é possível garantir a qualidade do ensino de Química. E os resultados apresentados nesta pesquisa envolve o estudo avaliativo que pondera as estratégias de ensino e aprendizagem na supramencionada disciplina e, com tudo, demonstraram ser satisfatório diante do questionário de sondagem respondido por turmas de vários períodos, tendo como abrangência os anos de 2019 a 2022.