Colloquium "Literacies and Teacher Education – doing and thinking otherwise"


You must sign in to view content.

Sign In

Sign In

Sign Up

Moderator
Walkyria Monte Mór, Associate Professor, Department of Modern Languages, University of São Paulo, Brazil, São Paulo, Brazil

School Slams: Poetic Voices from the Global South and North in Contrast

Paper Presentation in a Themed Session
Cynthia Agra De Brito Neves,  Walkyria Monte Mór  

The purpose of this communication is to present an educational project carried out by Coletivo Slam da Guilhermina, which encourages young students to engage in poetic reading and writing practices in slam events at schools in São Paulo. The idea of promoting school slams was imported from France, but on Brazilian soil the poetic performances have gained a transgressive and subversive connotation, letting the voices of black, poor, and peripheral youth echo. This paper contrasts the voices of students from the Global South and the Global North at school slam events held here and there.

Educação Linguística Crítica e/na Formação de Tradutores: Práticas de Expansão Interpretativa na Tradução de Textos Literários View Digital Media

Paper Presentation in a Themed Session
Liliam Marins  

O objetivo deste estudo é apresentar as práticas tradutórias de textos literários desenvolvidas em um curso de bacharelado em tradução de uma universidade pública no noroeste do Paraná, utilizando o conceito de expansão interpretativa (MONTE MÓR, 2018). Neste contexto, a expansão interpretativa é compreendida como uma abordagem que visa promover uma educação linguística crítica para a formação de tradutores.

As Geografias Significativas e a Literatura Goesa

Paper Presentation in a Themed Session
Cielo G. Festino  

O propósito desta comunicação é considerar umas das vertentes da Literatura Mundo (Casanova, 1999; Moretti, 2000; Damosch, 2018; Helgesson, 2020) que estuda a literatura além dos limites da nação e do cânone literário nacional monolíngue e tem sido definido por Laachir, Marzagora e Orsini (2018) como: “geografias reais, conceituais e da imaginação, que são habitadas e produzidas por narrativas, autores e comunidades linguísticas determinadas”. Como aponta Orsini (2015), contestando o modelo da Literatura Mundo, como um mapa literário mundial único, com o centro na Europa e a periferia em Ásia, África e América Latina, as Geografias Significativas propõem criar mapas regionais que podem ter seu centro em qualquer lugar. Neste contexto, pretendemos considerar a literatura goesa de língua portuguesa em sua relação com as outras literaturas goesas. Essa abordagem não somente permite revitalizar uma tradição pouco estudada ao tempo que permite compreender como as interações entre diferentes literaturas se fizeram em Goa, prestando-se, evidentemente, para pensar comparativamente com outros contextos geográficos, culturais, literários, e plurilíngues, como o Brasil e América Latina. Entendemos que as literaturas não se desenvolvem de maneira isolada, separadas por fronteiras políticas, linguísticas ou estéticas, mas de maneira relacional. Assim, o estudo das Geografias Significativas que são compostas por múltiplos cânones literários, que incluem obras díspares e em várias línguas, renova o conceito de valor literário assim como contribui para a redefinição da Literatura Mundo.

Digital Media

Digital media is only available to registered participants.